Como lavar as roupinhas do bebê


No começo de setembro terminei o enxoval da Alice, como comentei nas postagens sobre o chá de fraldas minha intenção era fazer o chá, ver o que eu ganhava até a data da festa e depois me programaria pra comprar o que faltasse...
Um pouco antes do chá eu ganhei uma sacola enoooooorme de roupas da minha prima que fez um enxoval enorme pra filha dela, o que resultou em várias peças terem sido usadas somente uma vez. Nessa sacola de roupas tinha muita coisa, pra se ter uma ideia só de macacões tinham uns 30, sem contar nos bodys e mijões,sem contar nas demais roupas que já vinha ganhando de presente. Nem acreditei quando abri a sacola, tinha coisas novas sem uso nenhum com etiqueta e tudo...

No dia do chá eu tinha pedido no convite a fralda junto com um objeto de higiene, mas veio bastante gente e fora o que eu pedi trouxeram roupinhas, toalhas de banho, cobertores e fraldas de pano.  Ou seja, o que eu esperava de fato aconteceu, eu economizei muito esperando o chá passar pra comprar as coisas que faltaram.

No dia em que fui comprar o enxoval, precisava comprar, lençóis, mantas, esterilizador de mamadeiras, kit berço, toalhas e algumas peças de roupa pra complementar o que já tinha. O kit do berço ela ganhou da avó, então pra falar bem a verdade desembolsei cerca de R$ 500,00 pra comprar tudo o que precisava.

Como participo de alguns grupos de mães e grávidas no facebook, sempre me informei sobre o que usar na hora de lavar as roupinhas do bebê, e foi por lá que eu descobri o OLA Baby que é um sabão líquido próprio para esse tipo de roupas, não deixa resíduos, não mancha, não dá alergia e realmente limpa a roupa.

Li muito na internet que a melhor forma de fazer essa primeira lavagem, é diluir o sabão na água, deixar uns 20 minutos de molho e ir lavando peça por peça à mão... Mas não sou hipócrita, não fiz isso porque:

Primeiro: Eu não iria dar conta de lavar tudo à mão, Alice tem muiiiiita coisa.
Segundo: Eu não pretendo fazer isso quando as roupas estiverem sujas de fato, porque todo mundo sabe a quantidade de roupa que suja e a quantidade de tempo livre que mãe de recém-nascido tem pra desperdiçar.
Terceiro: Sempre lavei as roupas na maquina de lavar, nunca torci nenhuma peça a mão e se você regular a maquina de forma correta você nunca terá problemas com a lavagem em si, e limpa!!!

Então, os meu reais procedimentos para lavagem foram esses :



Separe as roupas por cores:

Como disse, Alice tem muitas roupas, claro que a quantidade de roupas rosa é maior, mas mesmo assim consegui fazer uma boa divisão pra lavar. Ficou assim :

Peças Rosas                                   ♥ Peças Brancas                         ♥ Peças Lilás


Peças de cores fortes (Vermelho, Laranja)                                       ♥ Cobertores 


  Peças de cores Claras (Amarelo, Verde, Azul)                    ♥  Lençóis e toalhas de banho 



Regule de forma correta a máquina de lavar 

Algumas máquinas mais modernas tem em seu conjunto de funções a de lavar roupas de bebê, se a sua tiver, use sem medo o giro dessa função impede que danifique as roupas, mas se a sua não tiver essa função é só colocar na lavagem de roupas delicadas, com giro baixo, e com pouco tempo de molho.
No meu caso eu usei a opção de roupas delicadas, lavei em quantidade média de água porque fiz uma separação bem seletiva, mas se você vai separar de outra forma se atente a quantidade de sabão que a embalagem de OLA Baby indica, no meu caso usei 1 tampa e meia de sabão.
Para os cobertores, nessa primeira lavagem eles estavam limpos então lavei no modo delicado também, mas você pode usar a função de cobertores da  maquina de lavar que não tem problema.

Deixe secar a sombra

Para secar, coloquei as peças já centrifugadas na maquina no varal onde bate vento mas não pega sol, como fiz numa semana de muito calor elas secaram entre 3 à 4 horas. Aconselho a fazer num dia bem quente, pra não ter risco de que as roupas por demorarem a secar fique com cheiro ruim.


Passe tudo

Para passar foi a parte mais difícil, visto que cada macacão tem vários detalhes que você passa um lado e amassa o outro, como a Alice tem muitos Macacões eu achei melhor comprar vários cabides pra deixar pendurado, porque se não seria trabalho jogado fora. Comprei 40 cabides e faltou, 5 macacões tamanho G eu deixei nas gavetas.
Pra passar minhas roupas eu costumo usar passe bem, mas eu não sei se ela será alérgica à esse tipo de produto, tanto que nem amaciante eu usei nas roupas dela, vou começar a usar quando ela já estiver com uns 3 meses que é quando a pele dela fica menos sensível. Pra ajudar na hora de passar fiz uma solução de água com 3 gotas da colônia dela dentro do borrifador, como a colonia é anti-alérgica deu um cheiro suave sem prejudicar a saúde  da Alice.




Após passar fui criteriosa na organização no guarda roupa, mas essas dicas eu darei numa próxima postagem...


Beijos!!!



0 comentários:

Postar um comentário







Design feito por Thaís Simões.
Thaís Simões Todos Os Direitos Reservados!